Terraplanista e terraplanismo: faltam nos dicionários

entendendo-a-loucura-de-quem-acredita-que-a-terra-e-plana-56783

Já tem cerca de cinquenta mil resultados no Google, mas ainda não aparece em nenhum dicionário de português o vocábulo terraplanista – nome dado às pessoas que creem que a Terra seja plana.

Pelo que diz a Internet, o terraplanismo (outra palavra que os dicionários já deveriam acolher) está em franca ascensão, nestes tempos de verdades alternativas, e parece fazer sucesso entre o mesmo tipo de pessoas que de repente começaram a querer dizer que o nazismo é de esquerda. Na verdade, a crença no terraplanismo tem crescido tanto que já há terraplanistas ao redor de todo o globo.

5 comentários sobre “Terraplanista e terraplanismo: faltam nos dicionários

    • Excelente pergunta – embora me chegue a dar uma pontada de gastrite lembrar que há gente metida a sabida que diz que só existe terraplEnar, terraplEnagem, e que as formas com “a” são erradas (mas, como sempre, sem nenhuma justificativa ou explicação lógica). Ambas estão bem formadas – a rigor, aliás, sequer se referem literalmente à mesma coisa; como vemos nos dicionários de Silveira Bueno, e em outros da mesma época, “terraplenar” significa encher de terra; enquanto na acepção de aplainar ou aplanar, o certo só pode ser terraplanar (de terra plana, não plena). Merecerá um texto inteiro a respeito, com mais exemplos e histórico das duas famílias de palavras – muito obrigado, Paulo.

      Curtido por 1 pessoa

    • É natural que nenhum Dicionário ainda não tenha integrado os ditos “vocábulos” Terraplanista e terraplanismo!!!

      É nesse sentido que excluindo o “conceito” de sinónimos para Terraplanista e terraplanismo!!!
      acabo, por em parte, aceitar e até subscrever como válida a opinião do Paulo Henriques, quando ele em comentário escreve…,
      “Por falar nisso, posso considerar sinónimos os vocábulos “terraplanagem” e “terraplenagem”?

      E justifico: “TERRAPLANAGEM” é o acto de “aplainar” os solos terrestes, eliminando as irregularidades dos pisos existentes, para permitir construir, ruas ou estradas…, etc.
      A tarefa é em geral atribuída a operários que movimentam em sucessivas “manobras” máquinas especiais para o acto produzidas em USA…, com a marca CAT, ou no Japão com a marca KOMATSO
      Em Portugal, os operários que “manobram” estes equipamentos são denominados simplesmente por: OPERADOR, ou MANOBRADOR, porque em geral são operários “especializados” que “operam ou também manobram” outras máquinas de iguais características em “MOVIMENTAÇÂO DE TERRAS”

      Por tradição, apenas aos operários que manobram Tractores, sejam eles equipados com “LAGARTAS” ou PNEUS a “gíria” popular os designam TRATORISTAS!!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s