“Ambos”, com ou sem artigo: ambos lados ou ambos os lados? Ambas formas ou ambas as formas?

Sans titre

“Ambos lados” ou “ambos os lados”? “Ambas mãos” ou “ambas as mãos”? Quando a palavra “ambos” (ou “ambas”) vem acompanhada de um substantivo, o artigo definido obrigatório: em português, o correto é escrever “ambos os lados”, “ambas as mãos”, “ambos os países”, “ambas as formas” – sempre com o artigo definido.

As formas sem artigo podem ser facilmente encontradas… em espanhol. É na língua de Cervantes que se diz “ambos países“, “ambas formas“, “ambos lados“, “ambas perspectivas“, etc., sem artigo entre a palavra “ambos” e o substantivo. Quem fala (ou lê muito) espanhol precisa, portanto, tomar cuidado para evitar replicar em português a construção castelhana.

As palavras “ambos” e “ambas” em português podem vir sem artigo apenas quando estão “sozinhas”, isto é, quando não vêm diretamente acompanhadas de substantivo: “Visitei as cidades de Mérida e Tulum; ambas são muito bonitas”.

5 comentários sobre ““Ambos”, com ou sem artigo: ambos lados ou ambos os lados? Ambas formas ou ambas as formas?

  1. Essa regra, confesso, que não sabia. Pensei que era redundância falar “ambos os dois. Até brincava com os amigos, dizendo que “ambos os dois” estava mais certo do que “ambos os três”.

    Curtir

  2. Da mesma forma, escrever “com ou sem artigo” é uso proveniente do inglês, em que se diz: with or without. Em português, o correto é: com artigo ou sem ele.

    Curtir

    • Não creia nisso – em Machado de Assis, que é a nossa referência de bom português (e que viveu antes de tempos de influências do inglês), lemos: “…o luto estava aliviado, e a beleza dela, com ou sem luto, fechado ou aliviado, estava no cume”; ou ainda: “…a questão do momento, o projeto do governo, a liberdade dos 60 anos, com ou sem indenização”. Encontramos a mesma construção (“com ou sem [substantivo]”) em O Ateneu, O Cortiço, em Franklin Távora, Aluísio Azevedo, etc…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s