Quantas pessoas falam português?

1acc-mapa-mc3bandi-dos-pac3adses-da-cplp

A língua portuguesa é a sexta língua mais falada no mundo. As cinco línguas mais faladas são, em ordem: 1. chinês; 2. espanhol; 3. inglês; 4. híndi; 5. árabe.
Quantas pessoas falam a língua portuguesa no mundo? Quantos lusófonos existem?
O português é hoje falado por mais de 255 milhões de pessoas em todo o mundo.

Somados apenas os quatro maiores países lusófonos, já somos mais de 250 milhões:

  • Brasil:   209 milhões (virtualmente todos os mais de 206,5 milhões de habitantes do Brasil, aos quais se somam os mais de 3 milhões de brasileiros no exterior)
  • Angola:   18 milhões de lusófonos (segundo o último censo angolano, falam português mais de 70% da população de 25,7 milhões – mas menos de 50% como primeira língua)
  • Portugal:   14,5 milhões (10 milhões em Portugal + 4,5 milhões de portugueses no estrangeiro)
  • Moçambique:   12,5 milhões de lusófonos (50% da população de 25 milhões é proficiente em português, embora menos de 10% o tenham como língua materna)

Os cabo-verdianos, por sua vez, somam cerca de 1 milhão de falantes: embora a língua materna de toda a população seja o crioulo, todos os cabo-verdianos falam o português – o que inclui, além dos 500 mil habitantes de Cabo Verde, outros 500 mil cabo-verdianos espalhados pelo mundo.

São, portanto, 255 milhões de lusófonos vindos dos cinco maiores países da lusofonia.

Além desses 255 milhões vindos de cinco países, há ainda: 250 mil lusófonos na Guiné-Bissau (15% da população do país); todos os 190 mil habitantes de São Tomé e Príncipe (metade deles como língua materna); e 100 mil lusófonos em Timor-Leste (menos de 15% da população timorense). A Guiné Equatorial, embora tenha decretado o português como uma de suas línguas oficiais em 2009, não tem população nativa lusófona – a língua mais falada no país é o espanhol.

Além da população dos países oficialmente lusófonos, há ainda as antigas comunidades portuguesas encravadas em outros países, onde se estima haver:

  • Macau (China): 12 mil falantes de português (2% da população de 600 mil)
  • Damão e Diu (Índia): entre 4 mil e 10 mil falantes de português
  • Goa (Índia): menos de 4 mil falantes de português
  • Malaca (Indonésia): 2,2 mil falantes de português

23 comentários sobre “Quantas pessoas falam português?

  1. Somaram os portugueses no estrangeiro, mas não os angolanos e moçambicanos fora dos seus países, para nos pouparem da tragédia revelada: há já mais falantes de Português no Brasil, em Angola e em Moçambique do que em Portugal. E ainda queremos mandar na língua ou supor que são as nossas regras, a nossa pronúncia quase incompreensível e a nossa grafia que os demais devem seguir.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pois eu fiquei surpreso no “sentido” oposto: sempre achei que os países africanos lusófonos, enormes, tinham muito mais falantes de português do que Portugal. Mas acabo de descobrir que:
    1) O Brasil e Portugal são os únicos dois países do mundo onde o português é língua materna da maioria da população;
    2) Mesmo contando quem fala português como segunda língua (não materna), só há outros dois países onde a população quase toda entende o português (São Tomé e Cabo Verde).
    3) Ao contrário do senso comum, nos dois grandes países africanos lusófonos, Angola e Moçambique, quase metade da população não entende o português nem como língua não materna!
    4) E em dois dos países “fundadores” da CPLP, menos de 15% da população falam português (Timor e Guiné). A lusofonia está pior do que eu pensava…

    Curtir

    • Faltouche contar á Galiza. Embora apenas o 55% (aproximadamente) o fale, todos o entendem e o sabem (se não conta-los inmigrantes, claro está). É raro que haxa um galego que não entenda a sua língua. De passar isso, seria moi triste.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Palavras e expressões de Moçambique | DicionarioeGramatica.com

  4. A única diferença entre o galego normativo e o português é a ortografia, xa que o galego usa a do castelão.
    E pra sermos mais concretos, são 2,7 milhões de habitantes os que tem a Galiza, embora tão só pouco mais da metade da poboaciom fale galego. E cada vez menos. Tomara mude isto. Porém, o que si que é verdade, é que case toda Galiza (é dizir, tódolos galegos nativos) sabem e entendem o galego.

    Curtir

    • Caro Anónimo/a galego, muito obrigado pela participação, sempre valiosa. Tenho-te uma pergunta: essa ortografia em que escreves é oficial de algum órgão? Ou escreves segundo tua própria inspiração e vontade? Pergunto porque vejo que não usas a norma oficial castelhanizada, mas por outro lado escreves “-ões”, que mesmo os reintregacionistas não usam, mas já por outro lado usas x em vez de j, ao contrário dos reintegracionistas… assim que me tens bem confuso.

      Curtido por 1 pessoa

      • Não, a verdade é que é uma norma personalizada, não é oficial em ningures. Porém, si que hai reintegracionistas que usem “-ões”, ja que esta terminaciom é a usada polos falantes do bloque oriental galego (Ancares, Courel, Bierzo…) e tamém porque escribem coa norma do Acordo Ortográfico directamente.
        E o do x, víchelo em “xa”. Eu si que escribo página, geonlho, gente…, no entanto no galego hai uma norma que di que os monosílabos não se acentuam (a única excepciom são os acentos diacríticos). Eu estou moi de acordo com essa norma, así que neste caso teria que escribir “ja”, mentres que na normativa do português é “já”. Por isso, antes optei por usar “xa”. Agora, neste comentário usei “ja”, así que podes julgar cal che parece melhor.

        Curtir

  5. Não sabia que a Galiza estaba em negociacióms pra entrar na CPLP. O que si que sabia era que participara no Acordo Ortográfico como observador.
    Pois eu preferiria que não nos admitissem ata que mudemo-la ortografia, pra facela mais coherente coa nossa história e orixes. Ou se não, que tão só admitam a AGAL e AGLP, organismos que defendem a reintegraciom co resto dos países lusófonos e a unidade da nossa língua (que vai moito além das nossas fronteiras). Não coma a Xunta e a RAG, que tenhem uma política isolacionista.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Pingback: Os gentílicos das ilhas de Cabo Verde | DicionarioeGramatica.com

  7. Pingback: A língua portuguesa veio do galego | DicionarioeGramatica.com

  8. Pingback: Os nove membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) | DicionarioeGramatica.com

  9. Faltou-che conta-lo xalimego (variente do português falado na Estremadura):
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Xalimego
    http://pgl.gal/propoem-portugues-no-ensino-e-ortografia-reintegrada-para-o-galego-portugues-da-estremadura-espanhola/
    http://pgl.gal/nasce-grupo-xalima-para-defender-identidade-galego-portuguesa-das-falas-de-caceres/
    http://pgl.gal/eduardo-maragoto-um-galego-nom-dificil-manter-amigos-no-xalma/
    http://www.xalimego.es/
    Polo tanto, suma outros 5000 falantes ao português, aproximadamente. Ademais, ainda se poderiam engadir algúms falantes do português en Olivença (isso si, penso que case todos nacerom antes do 1950/1960).
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Oliven%C3%A7a
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Portugu%C3%AAs_oliventino
    http://porolivenca.blogs.sapo.pt/63173.html
    http://sol.sapo.pt/artigo/508982/olivenca-alem-guadiana-fala-se-cada-vez-mais-portugu-s
    http://www.alemguadiana.com/datorportugues/Apontamentos.pdf
    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/aberturas/portugues-oliventino/605
    http://www.alemguadiana.com/datorportugues/Falares%20Olivenca.pdf
    Além de todo isto, não só na Galiza se fala galego; senão que haveria que contar as zonas limítrofes das Astúrias e de Castela e Leão (https://gl.wikipedia.org/wiki/Lingua_galega). Isso si, algúms destes falares são uma transição entre o galego e o asturleonés (https://gl.wikipedia.org/wiki/Galego_de_Asturias, http://debullandoafala.blogspot.com.es/2011/10/o-eonaviego-ou-gallego-asturiano.html e http://www.academiadelallingua.com/secretaria-de-navia-eo/publicaciois/).

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s