O dicionário é uma compilação de palavras ou dos termos próprios, ou ainda de vocábulos de uma língua, quase sempre dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão em outra língua.
Cada dicionário possui classificações em harmonia com objetivos e finalidades didáticas aos quais se compromete em abranger.
Isso muito se deve a uma constante necessidade de atender aos diversificados níveis e áreas de conhecimento, o que resulta na minuciosa classificação dos diferentes dicionários disponíveis que conhecemos hoje.
Definição (o que é)
O dicionário é um livro que possui a explicação dos significados das palavras. As palavras são apresentadas em ordem alfabética. Alguns dicionários são ilustrados para facilitar a assimilação dos significados das palavras.
Principais tipos de dicionários
Existem também os dicionários de tradução de línguas, ou seja, aqueles destinados a mostrar os significados ou sinônimos das palavras em outra língua. Exemplo: Dicionário de português-inglês, português-italiano, português-espanhol.
Existem também os dicionários de termos técnicos, usados em áreas específicas do conhecimento. Num dicionário de medicina, por exemplo, são explicados os termos relacionados à área médica.
Desta forma, existem os dicionários de eletrônica, mecânica, Biologia, informática, mitologia, etc.
O dicionário pode ser mais específico e tratar dos termos próprios de uma ciência ou arte.
Origem
Os dicionários remontam aos tempos antigos. Acredita-se que o dicionário tenha se originado na Mesopotâmia por volta de 2 600 a.C., feito como acertar na lotofacil em tabletes com escrita cuneiforme, ele informava repertórios de signos, nomes de profissões, divindades e objetos usuais, que funcionavam como dicionários unilíngues.
Dicionários de língua portuguesa
O Vocabulário Português e Latino, de Raphael Bluteau, que foi lançado entre 1712 e 1728, é considerado a primeira tentativa bem-sucedida de edição de um dicionário para a Língua Portuguesa. O Dicionário da Língua Portuguesa, de Antônio Moraes Silva, destaca-se entre os dicionários pioneiros em português. Publicado em Lisboa, em 1789, é reconhecido como o dicionário mais completo na língua. Em 1813, houve um enriquecimento e a publicação de uma segunda edição desse Dicionário que é considerada a edição definitiva de Moraes Silva.
Dicionaristas e suas obras
- Buarque de Holanda Ferreira, Aurélio (1910-1989) – Novo Dicionário da Língua Portuguesa (Primeira edição de 1975; a segunda edição revisada e ampliada é de 1986).
- Caldas Aulete, Francisco (1823-1878) – Dicionário Caldas Aulete.
- Chaves, Sylla (1929-2009) – Originala Esperanta Bildvortaro (primeira edição em 1993) e Oportuna Poŝvortaro Esperanta-Portugala (primeira edição em 2008).
- Houaiss, Antônio (1915-1999). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. (primeira edição em 2001)
- Michaëlis de Vasconcelos, Carolina (1851-1925) – Lições de Filologia Portuguesa.
- Rodrigues Leite e Oiticica, José (1882-1957) – Estudos de Fonologia.
- Maria Tereza Camargo Biderman (1936-2008) Dicionário Didático de Português Dicionário de Termos Financeiros e Bancários (Colaborador: Eliane Simões Pereira) Dicionário do Estudante Dicionário Ilustrado do Português Meu Primeiro Livro de Palavras: um dicionário ilustrado do português de A a Z.
Aspectos gerais de um dicionário:
Ordem alfabética: as entradas em dicionários são geralmente organizadas em ordem alfabética, facilitando o acesso rápido à informação.
Entradas: cada palavra ou termo em um dicionário recebe sua própria entrada, que pode incluir sua pronúncia, classe gramatical, significado(s), etimologia (origem da palavra) e, às vezes, frases de exemplo.
Definições: dicionários fornecem os significados das palavras. Essas definições são tipicamente precisas e concisas.
Informações de uso: eles frequentemente incluem informações sobre como uma palavra é usada, incluindo informações gramaticais, sinônimos, antônimos e, às vezes, até expressões idiomáticas relacionadas à palavra.
Guias de pronúncia: muitos dicionários fornecem notação fonética ou fonêmica para orientar o usuário sobre como pronunciar a palavra corretamente.
Informações suplementares: recursos adicionais podem incluir ilustrações, tabelas de pesos e medidas, abreviações, frases estrangeiras e entradas biográficas e geográficas, dependendo do escopo do dicionário.
Referências cruzadas: referências cruzadas úteis para outras palavras ou conceitos relacionados são frequentemente incluídas para auxiliar na compreensão mais profunda ou para guiar o usuário a informações adicionais ou relacionadas dentro do dicionário.
Abrangência: a variedade de palavras incluídas pode variar amplamente, de dicionários muito abrangentes que cobrem palavras históricas e de dialetos a versões mais concisas ou de bolso focadas no uso atual.
Leia tambem:como ganhar na lotofacil sempre
Funções principais
- Definir o significado das palavras e sua apresentação ortográfica.
- Informar a etimologia das palavras, fornecendo explicações quanto a origem (latim, grego, árabe, alguma outra língua antiga ou empréstimo de alguma língua estrangeira moderna).
- Assegurar a categoria gramatical da palavra (substantivo, verbo, pronome) e outros aspectos gramaticais (gênero, número).
- Auxiliar, como forma de instrumento, o estudo de uma língua estrangeira.
- Contribuir para uniformizar e manter a unidade da língua.