A gramática estuda as convenções estabelecidas na estrutura da língua. As abordagens normativa, descritiva, histórica e comparativa analisam diferentemente essa estruturação.
“A gramática é a disciplina que estuda a língua e seu uso, pensando as convenções de fala e escrita estabelecidas no idioma.
Há alguns enfoques diferentes na gramática, podendo ser: gramática normativa, gramática descritiva, gramática histórica e gramática comparativa. A gramática tem três grandes principais áreas: a fonologia, a morfologia e a sintaxe.
O que se estuda na gramática?
A gramática estuda a língua, seu uso e sua estrutura, pensando não só na forma escrita, como também na oral, ou seja, na fala.
A gramática apresenta alguns tipos de enfoque diferentes, assim como se divide em áreas específicas.
Leia: como ganhar na lotofácil
Tipos de gramática
A gramática pode ser classificada em alguns tipos: a normativa, a descritiva, a histórica e a comparativa. Esses tipos definem o enfoque por meio do qual se estuda a gramática.
Gramática normativa
A gramática normativa é a que se volta para as normas e regras do falar e escrever em determinado idioma, que seria o que foge às regras determinadas pela gramática normativa.
Gramática descritiva
A gramática descritiva, busca-se entender a estrutura da língua considerando as variações em seu uso, seja esse no contexto formal ou informal, abrangendo diferentes regiões e grupos sociais.
Gramática histórica
A gramática histórica se volta para a história da língua analisada, estudando suas origens e a evolução de seu uso do início até os dias de hoje.
Gramática comparativa
A gramática comparativa se volta para a comparação da formação e da evolução da gramática de um idioma com a de outro de mesma origem.
Quais são as divisões da gramática?
A gramática se divide em: fonologia, morfologia e a sintaxe.
Fonologia
É a área da gramática que estuda os fonemas (sons) do idioma, entendendo quais sons existem naquela língua e se articulam para gerar significado na linguagem oral.
Morfologia
Na morfologia, estuda-se a palavra isoladamente, entendendo como ela é formada e sua classe gramatical.
Sintaxe
Na sintaxe, analisa-se a função da palavra dentro do enunciado, e não mais sua classe gramatical isoladamente, como ocorre na morfologia.
Qual é a importância da gramática?
Estudando gramática, podemos entender como falamos, o que comunicamos e por que e para que fazemos isso, aprendendo a analisar discursos e a produzir enunciados mais eficientes para atingir nossos objetivos como ganhar na lotofacil.